‘Não existe imunidade de rebanho sem vacinação’, diz Drauzio Varella

Covid-19: Revacinação ou reforço em 2022 ainda está em estudo, diz Queiroga
21 de junho de 2021
RN registrou 23 vidas perdidas e 1.056 novos casos de Covid-19 em 24 horas
22 de junho de 2021

‘Não existe imunidade de rebanho sem vacinação’, diz Drauzio Varella

Ouça a matéria aqui!

Na avaliação de Drauzio Varella, epidemia será controlada com o avanço da vacinação, mas não no curto prazo. De acordo com ele, a campanha de imunização ainda levará tempo para reduzir casos da doença e contágio continuará alto devido à desmoralização das medidas preventivas. O médico também afirma que o presidente sem máscara mandando os cidadãos se aglomerarem para salvar a economia foi a maior estupidez que viu.

Drauzio explica que a chegada do inverno também é um problema, já que leva à permanência por mais tempo em ambientes fechados. Ele reforça que, atualmente, uso de máscaras é a principal medida para prevenir a contaminação. O médico critica, ainda, que não haja campanhas para distribuição de máscaras pelo poder público.

Outra questão que tem chamado a atenção é a ‘Covid longa’, em que sintomas permanecem por muitos meses. De acordo com Varella, situação mostra que a doença é imprevisível e pode causar danos a qualquer pessoa. Ele destaca, ainda, que os quadros crônicos tendem a se tornar um problema de saúde pública. ‘SUS não está preparado para o que vai sobrar’, afirma.

Quanto à volta às aulas presenciais, Drauzio Varella afirma que é preciso tentar um retorno às escolas, já que a falta de estímulos para crianças pode levar a problemas cognitivos que perduram pela vida inteira. O médico destaca que estudantes das classes mais pobres não têm condições de acompanhar aulas remotamente e explica que ambiente das escolas é mais controlado e mais seguro do que o das ruas, onde muitas crianças ficam enquanto não têm aulas.

Varella comenta, ainda, hipótese de que o Sars-Cov-2 tenha surgido, na China, após acidente de laboratório. Na avaliação dele, é muito improvável que o vírus tenha escapado de um laboratório. Ele lembra, também, que ainda que essa hipótese seja confirmada, combate à pandemia terá que continuar da mesma maneira.

Visualizações: 371

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *