Home SaúdeImunização Rio Grande do Norte tem 190 mil pessoas com segunda dose da vacina contra Covid atrasada

Rio Grande do Norte tem 190 mil pessoas com segunda dose da vacina contra Covid atrasada

Por AdrianoSantos
0 comentário 5 visualizações

Principal vacina atrasada é a de Oxford/AstraZeneca, que tem intervalo de dois a três meses entre as doses.

O Rio Grande do Norte tem 190.890 pessoas com a segunda dose da vacina contra a Covid atrasada.

Os dados são desta terça-feira (19) e constam no RN+ Vacina, plataforma utilizada pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) para monitorar a imunização no estado.

Dos atrasados, 56.600 estão em Natal. Em Mossoró, segunda maior cidade do estado, são 17.395 atrasados.

De acordo com os dados da plataforma, a maioria dos atrasados são os que receberam a primeira dose de Oxford/AstraZeneca: 92.161. Os da Pfizer são 36.892 atrasados e 22.191 da CoronaVac.

São considerados com a segunda dose atrasada aquelas pessoas que já podem receber a segunda dose do imunizante, mas ainda não buscaram tomar o imunizante.

Atualmente, no estado, já recebem vacinas todo o público adulto e adolescentes acima de 12 anos – esses apenas com doses da Pfizer.

Entre as vacinas aplicadas, a Oxford/AstraZeneca e Pfizer, as que têm mais atraso, possuem um intervalo entre dois e três meses entre as duas doses, enquanto a CoronaVac o intervalo é de 28 dias.

Recentemente, a Sesap também informou, com base nos dados da plataforma, que outras 81 mil pessoas estão com a dose de reforço contra a Covid em atraso.

Na última semana, a Sesap reduziu o tempo de aplicação da dose de reforço para cinco meses. A professora da UFRN, Janeusa Trindade de Souto, que é doutora em imunologia básica, inclusive reforçou que é fundamental que todas as pessoas que estão com a dose atrasada se vacinem – seja com segunda ou a dose de reforço -, já que a maioria da internações atuais são de idosos que não completaram o ciclo vacinal.

O estado também registou na semana passada mais 129 casos da variante delta.

Related Articles

Deixe um comentário