Em distanciamento social, idosos do RN promovem Arraiá Virtual

Jornalista do Globo repercute retirada de outdoor de Bolsonaro em Pau dos Ferros, no RN
24 de junho de 2021
Governo do RN e Instituto Riachuelo apoiam cultivo de algodão no Seridó
24 de junho de 2021

Em distanciamento social, idosos do RN promovem Arraiá Virtual

Imagem Ilustrativa

Ouça a matéria aqui!

Grupo de idosos se reinventou na pandemia e acompanha a tecnologia para participar de atividades remotas

Em tempos de pandemia, em que a principal recomendação é o isolamento social para os grupos de risco, um grupo de idosos usa a criatividade e mostrar capacidade de adaptação para continuar atividades e manter a socialização.

Com a chega de junho, eles se preparam para o clima das festas juninas na 2ª Edicão do Arraiá Virtual da Universidade Aberta à Terceira Idade (UnATI). O projeto é um das iniciativas de extensão mais antigas da UnP e entra no calendário dos 40 anos da Universidade Potiguar, comemorados em 2021.

Apesar do distanciamento social, necessário para evitar o contágio pelo coronavírus, a coordenadora da UnATI, Profa. Deneide Guedes, declara que a tecnologia vem permitindo os encontros on-line e que a mais tradicional festa do calendário do projeto pudesse ser mantida.

“O São João é uma das comemorações mais esperadas por todos e para mantê-la precisamos nos reinventar”, comenta. Desde o início da pandemia, os alunos estão dando aula de superação. Eles continuaram participando das atividades remotamente, com Oficina da Memória, aulas de Língua Estrangeira, Pintura, Coral e até Ginástica.

A festa acontece com uma programação específica para cada turma. Na data marcada os alunos se caracterizam, fazem comidas típicas, decoram os seus espaços, entram no clima junino e dançam muito durante a festa.

“A ideia do Arraiá Virtual foi a maneira encontrada para que eles não corram riscos, mas ao mesmo tempo, não percam o vínculo social com os amigos e professores. A universidade acaba sendo uma segunda casa para esses idosos e eles sentem falta desse convívio, de estarem em encontros presenciais”, conta a professora.

Visualizações: 70

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *