Localidades podem ter acesso a recursos federais para assistência à população e recuperação de infraestrutura, o município Ourobranquense está enfrentando um longo período de estiagem.
Portaria assinada pelo secretário nacional de proteção e defesa civil, Alexandre Lucas Alves, reconhece estado de emergência em 6 cidades atingidas por desastres naturais na Bahia, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Sergipe.
Um trabalho de articulação com as coordenadorias municipais está sendo desenvolvido pela Coordenadoria de Defesa Civil do Estado para que os municípios decretem a situação de emergência caso identifiquem algum dano ou prejuízo econômico por causa da estiagem deste ano.
O documento foi publicado nesta sexta-feira (15). As cidades de Ouro Branco (RN), Boa Nova (BA) e Capela do Alto Alegre (BA) estão em estado de emergência devido à estiagem. Coronel José Dias (PI) e Porto da Folha (SE), por conta da seca. Já Bom Jesus (RS), por chuva de granizo.
Com o reconhecimento federal, os municípios podem ter acesso a recursos para assistência à população, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de infraestruturas danificadas.