Enfermeiros fazem paralisações e atos em Natal por aprovação de piso salarial da categoria

Violência contra a mulher cresce 29% no RN no primeiro semestre de 2021
30 de junho de 2021
RN recebe 67 mil doses da vacina Astrazeneca; novo carregamento de Pfizer chega na quinta-feira
30 de junho de 2021

Enfermeiros fazem paralisações e atos em Natal por aprovação de piso salarial da categoria

Ouça a matéria aqui!

Enfermeiros do Rio Grande do Norte fazem paralisações de parte dos serviços em unidades de saúde do estado e dos municípios, nesta quarta-feira (30).

Segundo o sindicato dos trabalhadores da saúde do Rio Grande do Norte, a mobilização defende a aprovação de um piso salarial para a categoria.

Em Natal, pelo menos três unidades básicas de saúde tiveram serviços afetados, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde.

A vacinação contra Covid-19 chegou a ser afetada na UBS de Brasília Teimosa, mas a pasta informou que enviou outra equipe para dar continuidade ao atendimento no local. A pasta informou que têm imunização em 35 unidades, além de seis pontos de drive-thru.

Os trabalhadores se concentraram, pela manhã, em uma praça na rua Ângelo Varela e também preveem atos à tarde.

O projeto de lei 2564/2020 prevê salário básico de R$ 7.315,00 para enfermeiros, 70% do valor para técnico de enfermagem, e 50% para auxiliares de enfermagem e parteiras.

“Existe um lobby muito forte de prefeitos e empresas que não querem pagar um valor justo, porque todas as categorias têm direito de ter um piso salarial e a enfermagem vem sendo discriminada há muitos anos. Esse movimento é nacional para pressionar o Senado, porque a proposta está para ser votada, mas não foi lida ainda”, afirma Breno Abbott, coordenador do Sindsaúde.

Visualizações: 215

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *