Custo do gás encanado no RN deve cair com a decisão da Petrobras

Câmara de Natal deve votar projeto de lei que define restaurantes como atividade essencial
maio 4, 2021
Bolsonaro anuncia sanção com vetos de lei que prevê ajuda ao setor de eventos na pandemia
maio 4, 2021

Custo do gás encanado no RN deve cair com a decisão da Petrobras

Ouça a matéria aqui!

Companhia Potiguar de Gás é a empresa estatal responsável pela distribuição de gás natural encanado no Rio Grande do Norte e será beneficiada com novidade anunciada pela Petrobras. Foto: Reprodução

A Petrobras vai oferecer, a partir de agora, novos contratos de venda de gás natural às distribuidores indexados aos preços do Henry Hub, utilizado como referência no mercado dos EUA.

Em nota distribuída nesta segunda-feira, a empresa informou que “a nova fórmula ainda será negociada com clientes, e não necessariamente implicará impactos materiais nos preços. Além disso, não haverá mudanças na parcela de transporte do preço do gás”.

No Rio Grande do Norte, onde o mercado de petróleo e gás representa 45% do PIB estadual, a decisão foi comemorada pela presidente da Potigás, Larissa Dantas.

A Companhia Potiguar de Gás é a empresa estatal responsável pela distribuição de gás natural encanado no Rio Grande do Norte. “É a possibilidade concreta de que poderemos oferecer, já a partir janeiro do ano que vem, um gás mais barato à indústria, cujo custo desse insumo em unidades manufatureiras chega a 30%, o que é muito elevado”, afirmou Larissa ao Agora RN.

Ela lembrou que a Petrobras trabalha até hoje com a indexação de seus contratos trimestrais pelo Brent-dólar (uma classificação do óleo cru) e com essa decisão passará a fechar contratos futuros pelo Henry Hub.

Trata-se de um índice que só existe numa determinada região dos EUA, próxima ao Golfo do México, conhecido por ter menores oscilações de preço, exceto no inverno. É nessa época em que a demanda local aumenta para dar conta do maior uso maior de calefação nas residências.

“Acabamos de sofrer esse aumento brutal de 39% no preço do gás natural no início do ano e o anúncio da Petrobras de novos contratos de fornecimento indexados pelo Henry Hub reforça a esperança de podermos beneficiar nossos clientes com um preço mais competitivo da molécula”, afirmou Larissa Dantas.

Ela acrescentou que espera ter acesso a essas moléculas mais baratas a partir de janeiro do ano que vem, quando se encerra o contrato com a Petrobras. “Os novos contratos habilitados por nossa chamada pública começarão a ser assinados a partir já de 31 de julho próximo”, informou.

Os estudos para essa mudança têm como pano de fundo a proximidade do fim do prazo de contratos não-termelétricos (com grande parte descontratando já a partir de 2022), pela indexação ao Henry Hub, chamadas públicas para distribuidoras de gás locais e pela perspectiva de um ambiente de maior concorrência no mercado.

Henry Hub é um hub de distribuição no sistema de dutos de gás natural em Erath, Louisiana, de propriedade da Sabine Pipe Line LLC, subsidiária da EnLink Midstream Partners LP que comprou o ativo da Chevron Corporation em 2014.

Visualizações: 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *