Blog - OBnews

Jornalismo com credibilidade e responsabilidade de Ouro Branco para o mundo!

Categoria: Saúde

Como fazer a manobra de Heimlich, a mais indicada em casos de engasgos?

 26 Visualizações

Três funcionárias do Cei (Centro de Educação Infantil) Caroline Amorim, em Petrópolis (RJ), foram indiciadas pela morte de Maria Thereza Vitorino Ribeiro, de 1 ano, após ela engasgar com um pedaço de maçã em maio.

A diretora Luciana Zillig e mais duas professoras, identificadas como Letícia e Vanessa, foram denunciadas por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. De acordo com a Polícia Civil, houve negligência no caso, porque as profissionais não tinham conhecimento técnico e nem emocional para lidar com a situação.

“Se tivesse sido prestado um socorro rápido, eficiente, isso com certeza aumentaria as chances de sobrevida de Maria Thereza”, disse o delegado da Polícia Civil João Valentim dos Santos Neto em entrevista ao “Fantástico” (TV Globo) de ontem (3). Segundo o inquérito, as funcionárias demoraram 14 minutos para levar a criança à unidade de saúde.

Maria Thereza morreu de asfixia causada por broncoaspiração —entrada de um “corpo estranho” pelas vias aéreas, obstruindo o fluxo de ar e de oxigênio.

O que fazer em casos de engasgo?

Engasgo pode mater. Estima-se que, anualmente, aconteçam cerca de 3.000 mortes no Brasil. Trata-se da incapacidade ou dificuldade de respirar causada por um bloqueio na garganta ou traqueia. A maioria das vítimas é criança, mas muitos adultos e idosos também fazem parte desta triste estatística.

Se uma criança (ou adultos e idosos) engolir moeda, brinquedos ou qualquer objeto, não provoque vômitos. Esse método não é recomendado, pois ela pode aspirar o vômito, engasgar e não conseguir respirar. Nesse tipo de acidente, primeiro verifique se a pessoa continua respirando normalmente. Se estiver, a orientação é levá-la para um atendimento médico.

No entanto, se ela estiver respirando com dificuldade leve-a imediatamente ao hospital. Se a criança parou de respirar e não consegue falar ou chorar, trata-se de um caso grave de obstrução da via respiratória, que é uma emergência em que os próprios pais ou quem estiver com a criança terão que agir rapidamente.

“Quando a criança tem mais de um a dois anos, a manobra de Heimlich é a mais indicada. A gente abraça a criança pelas costas, e dá um aperto súbito por baixo das costelas que os braços estão, deslocando a via aérea para cima. E daí, provavelmente, o objeto vai ser expelido nessa manobra”, explica Fernanda Minafra, professora do departamento de pediatria da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Segundo a especialista, em menores de um ano a técnica é diferente: “Deve-se apoiar a criança na nossa perna e colocar a cabecinha um pouco mais para baixo da altura da perna, com a barriga virada para baixo e fazer cinco compressões nas costas da criança. E daí, logo em seguida, vire a criança e a coloque de frente e faça cinco compressões no externo, que é esse osso da frente do tórax. E vai alternando isso até que a criança reaja”, completa Minafra.

Ainda de acordo com os especialistas, é muito comum as crianças engolirem objetos estranhos sem que os pais percebam e a única forma de saber o que houve é a manifestação dos sintomas que, geralmente, são salivação excessiva ou com sangue, tosse, febre, recusa alimentar, irritabilidade, vômitos e por aí vai.

Nesta situação, a criança deve ser levada ao hospital para que o objeto seja identificado e os médicos definam qual melhor procedimento. “Baterias e pilhas têm substâncias corrosivas e podem ser altamente lesivas para o organismo de uma criança. Então tem que procurar um atendimento”, diz a médica.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AdrianoSantos

AdrianoSantos

As pessoas e os indivíduos têm o direito de adquirir um quadro objetivo da realidade por meio de informação precisa e compreensiva como também de se expressarem livremente pelas várias mídias de cultura e comunicação.

Siga - nos nos

AJUDE A MANTER O BLOG ONLINE

Escanear o QR Code! Para Colabar Para Doar Para Ajudar!

Publicidade Parceiros

Previous
Next

Últimas Notícias

Quer receber as últimas notícias e ficar bem informado?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as últimas notícias de Ouro Branco, RN, Brasil e do Mundo!

Blog - OBnews

Jornalismo com credibilidade e responsabilidade de Ouro Branco para o mundo!

Copyright 2022 © Todos os Direitos Reservados | por Adriano Santos