Blog - OBnews

Jornalismo com credibilidade e responsabilidade de Ouro Branco para o mundo!

Categoria: Alerta

Com primeiros casos de Influenza A confirmados no RN, Sesap emite alerta para população

 23 Visualizações

Oficialmente, RN confirmou 93 casos de Influenza A

A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) informou que, neste mês de dezembro, foram confirmados os primeiros casos de Influenza A no Rio Grande do Norte do ano de 2021. Até o momento, são 93 casos identificados pelo Laboratório Central do Estado (LACEN), distribuídos tanto na zona metropolitana como no interior do estado, abrangendo indivíduos de 9 a 66 anos de idade. Dessas amostras, 36 foram subtipadas, sendo encontrado em todas o subtipo A-H3N2, o mesmo responsável pelos casos recentes registrados em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Bahia.

Além disso, foi detectado ainda pelo LACEN-RN o primeiro caso de coinfecção entre Covid-19 e Influenza. Tendo em vista esse surgimento de novos casos de Influenza fora da sazonalidade do vírus e ainda em concomitância com a pandemia da Covid-19, a Coordenação de Vigilância em Saúde (CVS) através da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (SUVIGE) emite o alerta aos municípios sobre a circulação da Influenza, orientando acerca da importância dos cuidados e da prevenção contra a disseminação do vírus entre a população.

A gripe é causada por mais de um tipo de vírus Influenza, classificados como A e B, cada um possui subtipos. Os subtipos A que mais frequentemente infectam os humanos são os A-HIN1 e A-H3N2, e os subtipos B são classificados como linhagens Victoria e Yamagata. Os sintomas de Influenza são semelhantes aos do coronavírus e envolvem febre, mialgia, tosse, dor de garganta, coriza, calafrios, tremores, cefaleia e anorexia. A infecção geralmente dura uma semana e os sintomas podem persistir por alguns dias.

Alerta para a população

A transmissão de Influenza, assim como outros vírus respiratórios, também ocorre pelas secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao falar, espirrar ou tossir, mas também pode acontecer por meio do contato das mãos com superfícies contaminadas por secreções respiratórias de uma pessoa infectada. As medidas de prevenção contra o vírus da Influenza são as mesmas recomendadas para o coronavírus: uso de máscaras; higienização das mãos; evitar aglomeração; manter distanciamento interpessoal; ventilação de ambientes e vacinação.

A Sesap alerta a população, sobretudo que as pessoas que vão confraternizar neste fim do ano, que estejam vacinadas, mantenham todos os cuidados de prevenção e, quem estiver sintomático, evite participar desses eventos, mantenha o isolamento até que se tenha diagnóstico e melhora dos sintomas.

Vacinação

A campanha de vacinação contra a Influenza em 2021 não atingiu a meta de 90% de cobertura entre os grupos prioritários em vários estados do país, inclusive no Rio Grande do Norte, que apresenta 75% de cobertura vacinal. O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional contra Influenza até 31 de janeiro de 2022 e, portanto, permitiu também o registro adequado para que sejam evitadas as subnotificações de doses. A Sesap reforça a necessidade da imunização com as vacinas contra a Covid-19 e a Influenza, disponíveis em todos os municípios.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AdrianoSantos

AdrianoSantos

As pessoas e os indivíduos têm o direito de adquirir um quadro objetivo da realidade por meio de informação precisa e compreensiva como também de se expressarem livremente pelas várias mídias de cultura e comunicação.

Siga - nos nos

AJUDE A MANTER O BLOG ONLINE

Escanear o QR Code! Para Colabar Para Doar Para Ajudar!

Publicidade Parceiros

Previous
Next

Últimas Notícias

Quer receber as últimas notícias e ficar bem informado?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as últimas notícias de Ouro Branco, RN, Brasil e do Mundo!

Blog - OBnews

Jornalismo com credibilidade e responsabilidade de Ouro Branco para o mundo!

Copyright 2022 © Todos os Direitos Reservados | por Adriano Santos