Fiocruz inclui RN no grupo de indícios de interrupção da tendência de queda de casos graves de Síndrome Respiratória

Vacinação contra Covid-19 em profissionais da Educação é suspensa no RN
maio 22, 2021
TRE rejeita recurso e mantém inelegibilidade do ex-governador Robinson Faria
maio 22, 2021

Fiocruz inclui RN no grupo de indícios de interrupção da tendência de queda de casos graves de Síndrome Respiratória

Ouça a matéria aqui!

Dados da nova edição do Boletim do InfoGripe, da Fiocruz, que monitora a situação no país de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram divulgados. O novo boletim alerta que muitos estados, que tiveram redução de casos nas semanas anteriores, apresentam tendência de reversão, como o Rio Grande do Norte, ou aumento.

A análise é referente ao período de 9 a 15 de maio de 2021. A incidência de doenças respiratórias, que em casos graves demandam hospitalização ou até mesmo óbitos, são atualmente em grande parte devido a infecções por Covid-19.

A análise mostra que oito dos 27 estados apresentam sinal de crescimento. São os casos de Amazonas, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Tocantins, Distrito Federal e Rio de Janeiro. Entre os demais, observa-se indícios de interrupção da tendência de queda na Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, e São Paulo. Também verificada tendência de estabilização em Minas Gerais, e Piauí, embora nesses dois estados os indícios não sejam tão claros quanto nos anteriores.

“É importante ter redução sustentada de número de casos para uma recomposição do sistema de saúde, inclusive com vistas a reduzir taxa de ocupação de leitos”, destaca o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Visualizações: 136

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *