Blog - OBnews

Jornalismo com credibilidade e responsabilidade de Ouro Branco para o mundo!

Categoria: Saúde

Câncer de cabeça e pescoço: confira sintomas e como prevenir

 362 Visualizações

O câncer de cabeça e pescoço é o segundo tipo mais comum da doença entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, e o quinto mais comum entre as mulheres. Para 2022, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima 39.960 novos casos de câncer de cabeça e pescoço entre os homens e de 34.280 novos casos entre as mulheres. Neste mês, a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço promove o “Julho Verde”, como forma de conscientizar e prevenir o câncer.

Nessa quarta-feira, dia 27 de julho, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

O médico cirurgião especialista nesse tipo de câncer, Luís Eduardo Barbalho, explica que os tumores de cabeça e pescoço são as lesões compreendidas entre a base do crânio e as clavículas, não sendo consideradas as lesões do cérebro, que é de competência do neurocirurgião. “Podem ser lesões de lábios, língua, gengivas, assoalho da boca, palato – também conhecido como “céu da boca”, garganta, pregas vocais ou laringe, pele da face e pescoço, cavidades nasais e seios da face, glândulas salivares, tireoide, nódulos cervicais primários ou metastáticos”, explica como exemplos.

“Dentre os fatores causais ou predisponentes, temos o tabagismo, que inclui cigarro, palheiro, charuto, cachimbo e narguilé. Estudos mostram que também pode estar relacionado aos cigarros eletrônicos, etilismo (principalmente destilados), próteses dentárias mal adaptadas, exposição excessiva ao sol, infecções por HPV. Existem casos também relacionados a predisposição genética”, explica o dr. Luís Eduardo.

Uma equipe multidisciplinar trabalha com os pacientes que sofrem com a doença e através deles que muitos são tratados. “Há também a necessidade de profissionais da área de saúde (médicos, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, enfermagem) sempre pensando na possibilidade sobre as queixas dos pacientes serem casos de cânceres de cabeça e pescoço, e com imediato encaminhamento a um serviço de referência em cirurgia de cabeça e pescoço”, ressalta.

Sinais de alerta e prevenção

De acordo com o médico, os sinais e sintomas que devem servir de alerta para as pessoas, principalmente as que são tabagistas ou etilistas, estão: lesões esbranquiçadas ou avermelhadas em cavidade oral que não cicatrizam em até 15 dias; rouquidão progressiva que não melhora; sensação de “espinho de peixe” na garganta; dificuldade e dor para mastigar ou engolir; e nódulos ou caroços no pescoço, de aparecimento abrupto ou progressivo.

O paciente, ao notar qualquer um dos sinais e sintomas relacionados anteriormente, deve procurar um cirurgião de cabeça e pescoço para avaliação, diagnóstico e tratamento adequado, visto que quando são diagnosticados e tratados precocemente, a cirurgia e sobrevida dos pacientes aumentam significativamente, ao contrário de quando diagnosticadas tardiamente, onde as cirurgias são mais radicais e maiores, e a sobrevida cai drasticamente.

O tratamento do câncer de cabeça e pescoço, segundo a SBCCP, depende de vários fatores, como localização, tamanho da lesão, metástases já presentes ou não, estruturas adjacentes comprometidas, estado clínico do paciente (nutricional, cardiológico, imunológico).

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AdrianoSantos

AdrianoSantos

As pessoas e os indivíduos têm o direito de adquirir um quadro objetivo da realidade por meio de informação precisa e compreensiva como também de se expressarem livremente pelas várias mídias de cultura e comunicação.

Siga - nos nos

AJUDE A MANTER O BLOG ONLINE

Escanear o QR Code! Para Colabar Para Doar Para Ajudar!

Publicidade Parceiros

Previous
Next

Últimas Notícias

Quer receber as últimas notícias e ficar bem informado?

Preencha com seu e-mail ao lado e vamos te enviar todas as últimas notícias de Ouro Branco, RN, Brasil e do Mundo!

Blog - OBnews

Jornalismo com credibilidade e responsabilidade de Ouro Branco para o mundo!

Copyright 2022 © Todos os Direitos Reservados | por Adriano Santos