Home GastronomiaReceitas Aprenda a fazer torta de maracujá com queijo coalho e manteiga da terra

Aprenda a fazer torta de maracujá com queijo coalho e manteiga da terra

Por AdrianoSantos
0 comentário 4 visualizações

Ingredientes dão tom regional da receita e a deixam com sabor original, segundo gastrólogo Alexandre Dantas.

Hoje o Inter TV Rural apresentou a receita de uma torta de maracujá com um toque regional. A sobremesa leva dois ingredientes tipicamente potiguares em sua composição: a manteiga da terra que vai na massa e o queijo de coalho, no recheio.

Os sabores inusitados, trazem para essa sobremesa tão tradicional, um toque peculiar que deixa esse prato com um sabor original. A receita adaptada é uma criação do gastrólogo Alexandre Dantas.

Massa

  • 270g ou 2 pacotes de biscoito tipo maizena
  • 50 ml ou aproximadamente 6 colheres de sopa de manteiga da terra ou manteiga comum derretida

Recheio

  • 395g ou 1 caixa de leite condensado
  • 200g ou 1 caixa de creme de leite
  • 160ml de polpa de maracujá sem sementes, equivalente a polpa de 3 maracujás de tamanho médio
  • 200g de queijo coalho cortado em cubinhos
  • 6g ou ½ envelope de gelatina em pó sem sabor
  • 40ml de água

Cobertura

  • 100g de polpa de maracujá com semente, aproximadamente a polpa de 1 e ½ maracujá de tamanho médio
  • 150g ou ¾ de xícara de açúcar cristal
  • 150ml ou ¾ de xícara de água

Modo de preparar

Vamos começar preparando a geleia que será usada pra finalizar a torta. Em uma panela, vamos colocar a polpa de maracujá que está com as sementes, o açúcar e a água. Em fogo baixo, vamos misturar, sempre mexendo para não queimar, até levantar fervura. Essa mistura deve ficar no fogo por cerca de 10 minutos ou até ficar na consistência de uma geleia Quando atingir o ponto, tiramos do fogo e deixamos reservada para esfriar.

Enquanto a geleia esfria, vamos preparar a massa. A primeira etapa é quebrar os biscoitos e colocá-los no liquidificador para que sejam processados até obtermos uma farinha bem fina. Em um recipiente, vamos colocar essa farinha, a manteiga da terra ou manteiga derretida e vamos mexer, com as mãos, até formar uma farofa úmida.

Quando a massa estiver no ponto, a gente sente apertando nas mãos. Quando fazemos isso ela se compacta. Caso o tipo do biscoito utilizado seja mais seco, é necessário colocar um pouco mais de manteiga.

Na sequência, vamos modelar a massa na forma. Nessa receita vamos usar uma forma de 26 cm de diâmetro, com fundo removível, para facilitar no momento de desenformar a torta.

Com as mãos, vamos espalhando a massa no fundo da forma, e compactando pra que ela preencha toda superfície. O processo deve ser feito também nas laterais da torta e o ideal é que a massa tenha mais ou menos a mesma espessura em todas as partes para assar por igual. Quem preferir, pode usar uma colher para caprichar no acabamento.

Depois disso, vamos levar essa massa ao forno preaquecido a 180° por cerca de 10 a 15 minutos, porque ela é sensível e se demorar mais que isso no forno, ela pode queimar. Após 10 minutos de forno é importante conferir, pois o tempo pode variar de um forno para outro.

Após fazer a massa e a cobertura vamos para o recheio. O primeiro passo é hidratar a gelatina. Em um recipiente pequeno, vamos colocar um pouco de água aquecida (não precisa ferver) e em seguida colocamos a gelatina para diluir. Vamos misturar bem até que se forme um líquido viscoso e a gelatina se dilua por completo, sem ficar nenhum grumo. Após cerca de 5 minutos misturando, vamos aguardar ela esfriar um pouco para usar no recheio. https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Novamente no liquidificador, colocamos o leite condensado, o creme de leite, o queijo coalho e por último a polpa do maracujá sem semente e a gelatina. Vamos processar todos os ingredientes por alguns minutos e já estará pronto.

Com a massa já assada e fria, adicionamos esse recheio sobre a massa formando uma camada uniforme. Depois levamos por, no mínimo, 4 horas na geladeira antes de finalizar a sobremesa.

Após esse tempo de descanso, o recheio já está firme e nós vamos retirar a torta da geladeira e espalhar uma fina camada da geleia de maracujá por cima do recheio. A função da geleia é decorar e trazer ainda mais sabor e a quantidade depende do gosto.

Depois de finalizar, aguardamos até que a geleia fique mais firme por cima da torta (pode ser na geladeira) e depois já estará pronta para servir.

Torta de maracujá com queijo coalho e manteiga da terra — Foto: Divulgação

Related Articles

Deixe um comentário