Home EsporteBrasileirão América-RN amarga quinta eliminação consecutiva na Série D

América-RN amarga quinta eliminação consecutiva na Série D

Por AdrianoSantos
0 comentário 41 visualizações

Na Série D desde 2017, Alvirrubro cai nos pênaltis diante do Campinense e agora depende do acesso do rival ABC para poder jogar o Campeonato Brasileiro em 2022

O América-RN fracassou mais uma vez na tentativa de sair da Série D do Campeonato Brasileiro. Em duelo que valia o acesso, o Alvirrubro perdeu nos pênaltis para o Campinense neste sábado, em Campina Grande, e foi eliminado nas quartas de final.

Para piorar, o América está fora da Série D em 2022. O time de Natal só participará do Campeonato Brasileiro do próximo ano se o arquirrival ABC subir para a Série C neste domingo – o Alvinegro vai encarar o Caxias no Frasqueirão, em Natal.

No anos anteriores, o Alvirrubro caiu para Juazeirense (2017), Imperatriz (2018), Jacuipense (2019) e Floresta (2020), respectivamente (relembre abaixo).

Relembre as cinco eliminações:

2017

Em 2017, no confronto que valia o acesso, nas quartas de final, bastou um segundo tempo ruim para o América ser goleado por 3 a 0 pela Juazeirense, em Juazeiro. O Alvirrubro ainda teve o jogo da volta para tentar reverter, mas o grupo comandado por Leandro Campos só empatou por 1 a 1 na Arena das Dunas, em Natal.

América-RN foi eliminado pela Juazeirense em 2017 — Foto: Diego Simonetti/Blog do Major
América-RN foi eliminado pela Juazeirense em 2017 — Foto: Diego Simonetti/Blog do Major

2018

A queda no mata-mata em 2018 veio logo na segunda fase. O duro golpe também aconteceu diante da torcida na Arena das Dunas. No tempo normal, o América-RN venceu o Imperatriz por 2 a 1 e levou a decisão da vaga para os pênaltis. Flávio Carioca teve a chance de fazer o gol da classificação, mas mandou a penalidade por cima. Nas cobranças alternadas, Jadson também isolou e a decepção foi total com aquela equipe do técnico Ney da Matta.

América-RN, de Flávio Carioca, foi eliminado pelo Imperatriz em 2018 — Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com
América-RN, de Flávio Carioca, foi eliminado pelo Imperatriz em 2018 — Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com

2019

Em 2019, a eliminação foi longe de casa, em Riachão do Jacuípe, nas oitavas de final. O América-RN vinha do título estadual, sob o comando de Moacir Júnior – que hoje está no rival ABC. Após o empate sem gols em Natal, foi derrotado pelo Jacuipense por 1 a 0, com um gol contra bizarro do lateral-esquerdo Kaike (veja no vídeo abaixo), que tentava cortar um lançamento do campo de defesa e jogou contra o próprio gol.

2020

Após a perda do título estadual para o rival ABC, a campanha na Série D começou sob desconfiança, e o técnico Paulinho Kobayashi teve trabalho para ajustar a equipe nas primeiras rodadas. Quando o time encaixou, tudo ficou mais tranquilo, as vitórias vieram e o América passou a ter a Arena das Dunas como trunfo. No mata-mata, o Alvirrubro conquistou duas vitórias expressivas sobre Coruripe e Galvez, mas acabou eliminado pelo Floresta nas quartas de final. Na oportunidade, jogou mal na Arena Castelão e foi derrotado por 2 a 0 no confronto de ida. Na volta, na Arena das Dunas, com a obrigação de vencer por dois gols para decidir nos pênaltis, ficou no empate por 1 a 1 e teve que adiar o sonho.

2021

O América iniciou a Série D pressionado após decepcionar no Campeonato Potiguar – ficou fora das finais e, com isso, sem vaga para o Brasileirão de 2022. Estreou com vitória, mas duas derrotas seguidas custaram a saída do técnico português Daniel Neri. Renatinho Potiguar foi a aposta do grupo gestor do departamento de futebol do clube para uma “reviravolta” e deu resultado. Emendou uma sequência invicta de oito jogos e se classificou para a segunda fase sem sustos. No mata-mata, conseguiu vitórias convincentes fora de casa contra Itabaiana e Moto Club, mas veio a decepção diante do Campinense, com dois empates sem gols e uma eliminação dolorida nos pênaltis.

América-RN decepciona e cai diante do Campinense — Foto: Canindé Pereira/América FC
América-RN decepciona e cai diante do Campinense — Foto: Canindé Pereira/América FC

Related Articles

Deixe um comentário